quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Caminhões

É triste pensar que o Brasil escolheu no decorrer do seu crescimento, um veículo de transporte tão ineficaz como o caminhão. Enquanto nos países desenvolvidos o transporte de cargas é feito através de ferrovias e hidrovias, aqui nossas cargas são 90% transportadas da forma mais cara que existe, através de rodovias com os truculentos caminhões.

Enquanto engolia a fumaça preta que um caminhão soprava na minha cara durante a volta do trabalho, pensei... Será que é tarde demais pra se pensar em um transporte alternativo? Acho que sim, pelo menos o Sr. Lula pensa assim, já que nada fez durante seus mais de 6 anos no poder.

Os caminhões poluem o ar, causam acidentes, lentificam o trânsito, estragam o asfalto, deixam cair objetos enormes (uma vez quase fui atingido por um enorme toco de madeira que caiu de um deles, se me acertasse eu estaria morto uma hora dessas), estouram pneus e deixam as tiras de borracha no meio do caminho, entalam nas pontes, estragam a estrutura dos viadutos e muito mais... Eu poderia citar pelo menos uma centena de argumentos aqui.

Falta uma fiscalização por parte da prefeitura de SP, pois a maioria dos caminhões são velhos demais e estão desregulados, queimando óleo e sujando o asfalto e poluindo o ar. Eu sou motociclista (o único transporte realmente rápido pra se andar em SP) e tenho que ficar desviando constantemente de poças de óleo que eles despejam, fora as fechadas que eu levo, que seriam fatais se eu não tivesse um ótimo reflexo e muita experiência com moto (piloto faz 15 anos).

A solução seria transportar de trem as cargas até um centro de distribuição na cidade, onde caminhões menores distribuiriam a carga até as lojas e supermercados. Não é certo uma Jamanta enoooorme transitar pela cidade. Será que só eu que vejo isso???

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tb odeio caminhão e principalmente os caminhoneiros que sao uns sacanas filhos da puta