quarta-feira, 24 de junho de 2009

Motoqueiro x Motociclista

Existe diferença entre Motoqueiro e Motociclista. O motoqueiro é o cara que usa a moto para trabalho, como os Motoboys. E os mesmos são trabalhadores como quaisquer outros. Em um país de tamanha desigualdade social, muitos tem essa profissão por não ter outra alternativa.

E grande parte deles, quando não morrem ou se aleijam em acidentes, ficam com graves lesões por esforço repetitivo nas mãos e problemas crônicos na coluna devido ao impacto que as motinhas pequenas que usam sofrem com os buracos da cidade. Tenho pena, mas reconheço que são necessários para a sociedade e que muitos abusam da sorte ao fazerem manobras irresponsáveis no trânsito.

Motociclista é a categoria onde eu me enquadro. Usa a moto apenas como meio de transporte ou para o lazer, passeio de fim de semana. Mesmo assim, muitas vezes eu me pego andando muito mais rápido do que deveria, e refletindo, descobri que é porque o trânsito ao meu redor me induz a isso. Tenho que circular entre os carros, e tenho que ser mais rápido do que eles para não ficar espremido entre os mesmos, acelero e passo logo.

Enfim, depois de mais de 10 anos pilotando motos, e de usar moto como meu principal meio de transporte nos últimos 5 anos aqui na cidade de São Paulo, sem sofrer nenhum acidente grave, me considero um vencedor! Se esse trânsito me possibilitasse andar de carro sem ter que perder 3 horas do meu dia preso dentro do mesmo devido ao trânsito infernal, eu andaria de carro e usaria minha moto apenas para lazer. Enquanto isso não é possível, eu vivo sobre duas rodas! Saudações

2 comentários:

Liz disse...

Pelo caos no trânsito e o individualismo de todos os motoristas... Realmente, quanto mais tempo sem acidente de moto, mais privilegiado você pode de considerar!

Unknown disse...

Ahhhh, agora entendi a diferença! ;)